Day Trade para iniciantes

Você não se torna um médico ou engenheiro da noite para o dia e da mesma forma, para ser um day trader profissional de sucesso é necessário estudar e praticar muito. Há muito o que aprender para se tornar um trader profissional.

Felizmente, você não precisa começar uma faculdade de economia para aprender a negociar no mini dólar com eficácia.

Neste artigo falaremos sobre “Dica no Day Trade Para Iniciantes” no mini dólar futuro e pretendo abordar dicas focais sobre como construir um profissional no mercado financeiro e baseado na minha experiência pessoal.

# Dica 1 – O que é Day Trading?

Na maioria da vezes os iniciantes querem começar algo apenas porque vê o vizinho fazendo sem explorar o significado. A dica número 1 no day trade para iniciantes serve justamente para dar uma introdução básica sobre o significado de Day trading, Day(-) trade ou intraday trading.

Literalmente, Day trading significa comprar e vender um determinado ativo no mesmo dia, cujo objetivo é lucrar com a oscilação do preço no curto prazo. Na categoria do day trading existem diversas estratégias mas basicamente duas se destacam, o Scalping trade e o Trend following ou “seguimento de tendência”.

As operações de scalping trade se destacam pela frequência de operações de curtíssimo prazo. Os Scalpers, também são chamados de “especuladores” e por esta característica se mantém sempre vigilantes a espera oportunidades que possam gerar bons lucros no curtíssimo prazo (de segundos a poucos minutos). Embora não seja uma regra, aqueles que praticam scalping trade utilizam técnicas de análise de fluxo ou Tape Reading.

Já os Trend following, os seguidores de tendências, buscam alvos maiores e consequentemente seus stops também são maiores. Eles geralmente utilizam técnicas tanto oriundas da Análise Técnica como do Price Action. Eles procuram negociar quando o preço do ativo apresenta sinais de tendência, baseados em sinais do preço em indicadores ou gráficos, respectivamente.

Claro, é totalmente possível operar tendência com Tape Reading e há muitas controvérsias sobre quem opera o que e com qual técnica. Muitas vezes é apenas uma questão de gosto pessoal e de oportunidades.

Muito provavelmente, o pai do day trading foi Jesse Laurinston Livermore, considerado por muitos o maior ícone da história de Wall Street de todos os tempos. Como a maioria das pessoas, ele iniciou no mercado fazendo operações scalping. Somente após ter acumulado sua primeira fortuna adotou a estratégia de “Position Trade”, operações que costuma durar semanas ou meses.

canal virando a página Ensinametnos day trade para iniciantes jesse livermore

De todas as frases de Jesse Livermore a que mais chamou minha atenção foi a que descrevo abaixo, retirada de sua autobiografia “Reminiscences of a Stock Operator” por Edwin Lefevre de 1923:

Não existe nada de novo no mercado financeiro. Não pode haver porque a especulação é tão antiga quanto as montanhas. O que quer que aconteça hoje no mercado financeiro já aconteceu e vai acontecer de novo.

Mas o que definirá o perfil de cada trader? Jesse Livermore não começou por acaso no scalping. Simplesmente porque é a melhor opção no day trade para iniciantes. Ademais, também acredito que o tipo do ativo é determinante. Pesquise na internet e verifique como operam os youtuber’s. Irá descobrir ser evidente que aqueles que operam mini dólar são scalpers no Tape Reading. Por outro lado, no mini índice estão os youtuber’s seguidores de tendência, seja pela Análise Técnica ou pelo Price Action.

Aliás, como tudo na vida nos é exigido uma escolha. Só para exemplificar, na área de informática, você prefere Windows, Mac ou Linux? E estranhamente existem brigas internas, devido as divergências pessoais.

Então o primeiro passo é escolher o seu ativo e sua estratégia. Eu opero mini dólar no scalping e recomendo. Como não opero mini índice, restará aos seguidores do canal VIRANDOaPágina apenas a opção pelo mini dólar.

# Dica 2 – Plataforma de negociação.

No day trade para iniciantes, a primeira coisa a ser feita é contratar uma plataforma de negociação. Isto porque você precisa de treinamento e no Day Trade para iniciantes a prática é indubitavelmente muito superior a qualquer teoria. Por experiência própria recomendo começar com plataformas com Tape Reading (Leitura de fluxo) como o Profit Training e você não precisa abrir conta em corretora para treinar. Claro, existem outras opções como Tryd Pro, Flash Trader, entre outras que não posso delongar muito.

Outra alternativa mais em conta é abrir uma conta ativa na corretora Genial investimentos. Até o momento em que escrevo este artigo, ela oferece as melhores plataformas a custo zero, incluindo o Profit Pro. Obviamente, alguns requisitos são exigidos, como aderir ao RLP (Retail Liquidity Provider) e executar ao menos uma ordem por meio da sua plataforma, todos os meses. Você pode pesquisar por outras corretoras, mas com todos estes benefícios acho improvável.

Quando comecei, utilizei por muitos meses o Profit Training onde desenvolvi algumas de minhas primeiras estratégias. A questão é que desenvolvi estratégia como um seguidor de tendência com a intenção de reagir ao mercado quando o mercado voltava contra. Quando aderi a uma corretora, utilizando aquelas técnicas amarguei severas perdas consecutivas e acabei desistindo por algum tempo.

Esta parada foi para repensar minha estratégia e encontrar algo que me fizesse acreditar ser possível viver de day trade. Para buscar consistência e poder me manter vivo no mercado foi necessário mudar radicalmente. Eu precisava de duas coisas, informação do preço e gerenciamento de contratos. Isto durou meses para ser construído, foi quando me tornei um Scalper. Deste conjunto de necessidades nasceu o Nextpoints, o meu auxiliar técnico do preço e gerenciador de contratos que agora estou disponibilizando para você também no canal VIRANDOaPágina.

Descubra Agora o Nextpoints

Torne Seus Trades Simples e Lucrativos com Gerenciamento de Risco Day Trade.

DESCOBRIR AGORA

# Dica 3 – Prepare-se!

No day trade para iniciantes a terceira dica é se preparar para a guerra. Existem três opções, a primeira é pagar por cursos, a segunda é estudar sozinho investindo tempo no Google e YoutTube por assuntos de relevância. No meu canal no YouTube tenho elaborado algum material que você pode estudar. E a terceira via é entrar na moda dos traders robôs.

Existe muito material no YouTube, mas infelizmente não há livro ou apostilas aprofundadas, em português. Enquanto a maioria do material são de vendedores de ilusão, por outro lado existem websites educacionais muito completos e interessantes como o Investopedia. Não se iluda, não irá aprender a operar pesquisando na internet, pois as regras do jogo somente são adquiridas na sua plataforma de negociações e no simulador. Jamais vá para a conta real sem ter ultrapassado todas as fases de aprendizagem e mesmo assim todos os grandes traders amargam derrotas iniciais.

Caso você queira apressar sua aprendizagem, as chances de pagar por um curso são bastante elevadas, mas caso seja um autodidata irá estudar sozinho. Na última das hipóteses, caso esteja desacreditado irá investir em robôs.

Com relação aos cursos pagos, será que valem a pena? Obviamente que sim, mas será realmente necessário. Tudo depende da sua determinação e para a maioria das pessoas é necessário. Eu mesmo, fiz diversos cursos, embora todos gratuitos. O resto resolvi na prática. Por outro lado sou um estudioso natural e muito determinado. Vou deixar abaixo relacionado uma lista com os melhores cursos gratuitos.

Os vendedores de cursos lhe fazem acreditar que para ser consistente você precisa pagar por estes cursos. A grande maioria deles já encheu o saco de dinheiro, o suficiente para se tornarem administradores de suas empresa.

Minha recomendação é “aprenda sozinho” se for um autodidata ou “pague por um curso” se você quiser apurar seu processo de aprendizado. Agora entenda que estamos na era do Google e não é impossível aprender sozinho. Claro, isto lhe tomará tanto tempo e lhe consumirá tanto recursos quanto pagar por um curso, mas no final você acabará por criar sua própria imagem e aprenderá desde cedo que a atividade de day trader é realmente solitária.

Os melhores traders são solitários e autossuficientes, não se preocupam com opinião dos demais. Eles fogem da presença de outras pessoas ou grupos de bate-papos e sala de Call. Para sobreviver no mercado você terá de aprender este caminho.

No day trade o conhecimento teórico e prático são consumidos ao mesmo tempo, isto é diferente de fazer uma faculdade. E para ser um trader profissional, sem pagar por cursos, você precisa de 6 meses a 1 ano de treinamento no simulador e replays de mercado. Nos replays de mercado, você pode desenvolver técnicas e estratégias com mais rapidez. Contudo, o grau de preparo emocional é melhor desenvolvido no simulador.

# Dica 4 – Desenvolva sua estratégia

Neste material Day trade para iniciantes, deixei claro na #Dica 1 que na modalidade de Day trade podemos escolher entre operar Scalper ou operar Seguimento de tendência. Não existe o melhor ou o pior, tudo depende do que melhor funciona para você.

Quando iniciei no mercado financeiro eu entendia que a melhor opção era seguir a tendência e buscar alvos maiores. No entanto, acabava por ficar posicionado muito tempo em uma única operação, o que elevava meu grau de ansiedade e acabava sendo estopado na maioria das vezes. Outra grande desvantagem de operar tendência é que você aceita operar com stop muito alongado e vai acabar por definir operar sem stop. Isto é um risco operacional muito elevado e na minha opinião apenas funciona para os grandões do mercado, justo por conseguirem suportar grandes pressões. Portanto, no day trade para iniciantes não recomendo esta estratégia.

Por isto optei por fazer Scalper no mini dólar, são operações curtas com stop também muito curto. O risco operacional de um grande tombo é muito menor e sem dúvida é o único caminho que funciona no day trade para iniciantes.

O grande problema em fazer Scalper é a necessidade de conhecer a estrutura do preço, que são os melhores pontos de entrada e saída, bem como definir um gerenciamento de risco adequado.

Nesta minha estratégia Scalper conto com regras pré-estabelecidas, conforme seguem abaixo:

  • Conheço de antemão os principais pontos para operar no dia;
  • Realizo mais de 10 operações durante o dia;
  • Não uso setups fixos, opto pela adaptação espontânea ao risco;
  • Mantenho minha taxa de acerto superior a 70%;
  • Mantenho minha taxa de lucro/retorno superior a 1;
  • Zero toda operação que estiver 4 ou 5 pontos contra;
  • Estabeleço margens de perda e metas de ganho ao dia.

Bom, você chegou ao ponto máximo deste material no Blog CVP “7 dicas Day Trade para iniciantes”, isto porque ainda estou escrevendo este material. Retorne aqui todos os dias e encontrará ele modificado com demais dicas e melhorias ou até mesmo com alterações nas dicas. Minha ideia é fazer deste post um post de referencia e isto exige algum tempo.

Atenciosamente,

Flavio Oliveira – Criador do CVP e desenvolvedor do Nextpoints.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *