|

Como ganhar dinheiro no day trade?

Como ganhar dinheiro no day trade?

Como ganhar dinheiro no day trade é uma pergunta e desejo de muitos traders brasileiros. A questão é que segundo um estudo levantado pela FGV, não é possível ganhar dinheiro no day trade. Este mesmo estudo citou que apenas 5% de day traders experientes ganham mais de R$ 10 mil por mês e somente 0,4% dos traders lucram acima de R$ 300,00 ao dia.

Mas porque tantos perdem tanto dinheiro e todos os dias? Os motivos são muitos, mas para mim um dos motivos é a ausência de equilíbrio operacional. Estes traders almejam lucros rápidos, são consumidos pela ganância do ganho e pelo medo de perder. Acontece que o tiro sempre sai pela culatra para quem não está preparado no mercado.

Então a ganância e o medo os impedem de ganhar no day trade? Posso dizer que sim, bem como afirmar que o “mindset” está totalmente errado. Ou seja, quando operamos com ganância e medo, deixamos de considerar o fator risco operacional no mercado financeiro. Lógico, ninguém quer perder, mas se for para perder é melhor perder aquela quantia que podemos recuperar no dia seguinte.

Somente operando com equilíbrio operacional podemos almejar como ganhar dinheiro no day trade. E quando falo em equilíbrio operacional, em inglês “Break-Even”, estou falando de operações 100% alinhadas ao risco operacional do mercado financeiro. O objetivo é não sofrer prejuízos e formar uma base sólida para o crescimento futuro. Um único deslize e você estará naquela longa cauda de perdedores da estatística. Em outras palavras, operar com equilíbrio operacional, compreende definir seu volume de contratos, margens de perda e de ganho, comportamento de mercado e estrutura de mercado. Falaremos sobre cada um, não exatamente nesta ordem.

Comportamento de mercado

O mercado muda todo momento, em certo momentos está mais longo, em outros mais curto. Por vezes não temos uma estratégia para conseguir boas entradas ou sair quando algo não dá certo. E quando não temos estratégia, estamos sempre procurando o mesmo tipo de operação e o mercado não funciona desta forma. O resultado é que somos estopados o tempo todo porque estamos querendo alongar quando o mercado está curto e vice-versa. Você ainda acredita que é possível como ganhar dinheiro no day trade desta forma? Com certeza, é impossível.

Então a primeira dica é definir o tamanho do stop antes de realizar uma operação. Aqui a grande dificuldade está justamente em definir o tamanho do stop. Cansado de ser estopado, procurei muito por uma forma automatizada. Então encontrei na própria plataforma da nelógica uma ferramenta chamada “Frequência de Mercado“.

Geralmente, não precisamos reinventar a roda e sim aproveitar e aperfeiçoar o que já existe. O problema desta ferramenta é que ela nos conta apenas uma parte da história. Eu precisava saber quando o mercado está normal ou diferente.

Assim, baseado em uma longa série (2 anos) de amplitude de mercado (Amplitude = Máximo – Mínimo), acabei por tratar esta informação reordenando a informação para obter o gráfico abaixo.

oportunidades como ganhar dinheiro no day trade
Oportunidades no day trade

Agora observe, quantas oportunidades temos entre 2,5 e 5 pontos comparando com as demais oportunidades de trade. Fica muito claro que existem pouquíssimas oportunidades acima de 5 pontos. Isto significa que as oportunidades de trade são na maioria curtas e quando você tenta alongar muito o trade, o mercado retorna contra e te estopa. Convenhamos, não há como ganhar dinheiro no day trade sendo estopado o tempo todo.

Mas podemos ir além disto, quero na verdade compreender quando o mercado está muito diferente e assim optar por entrar ou ficar de fora dos movimentos, geralmente por decisão de gerenciamento de risco.

Para chegar nisto, tratei os dados de oportunidades, ou seja, normalizei, aqui pela técnica dos Quantis. Por fim disponibilizei a informação tratada em um gráfico de velocímetro em tempo real, tal como na figura abaixo. Eu chamei esta ferramenta de ISE ou ISE-TR (Indicador Scalping Estatístico em Tempo Real)

alvo scalping como ganhar dinheiro no day trade
Indicador Scalping Estatístico do NEXTPOINTS

No gráfico acima, observe na meia lua interna do ISE há uma faixa que sai do verde, passa pelo amarelo e fecha no vermelho. Estas faixas representam as oportunidades históricas. Nestas faixas verde e amarela estão 25% e 50% das oportunidades, respectivamente. Isto representa que 75% dos dados estiveram até o final da faixa amarela e esta informação vale ouro.

Durante o período de realização de teste, observei que a faixa verde é ideal para operações de scalping, enquanto que na faixa amarela podemos mesclar nosso foco operacional entre scalping e operações ligeiramente mais alongadas. Apenas cuidado com a primeira meia hora de trade, visto que aberturas de pregão com volatilidade elevada não são detectadas neste tipo de indicador. Quanto maior o tempo passado, melhor o resultado do indicador.

Ainda no gráfico acima, o ponteiro significa a oportunidade em tempo real. Ele sempre parte do zero e vai acumulando ao longo dia. Observe no exemplo, que as melhores oportunidades estão na casa de 4 pontos e na faixa amarela. Significa que o mercado está normal, nem tão curto, nem tão longo. Neste exemplo específico, eu utilizaria 4 pontos de loss contra 3 pontos de gain. Sempre prefiro usar pontos de loss entre 0,5 e 1 ponto acima dos pontos de gain. Fazendo isto, estarei aumentando minhas chances de sucesso na operação.

Por fim, se o ponteiro estiver na faixa vermelha, significa que o mercado está diferente do habitual, podendo significar que os grandes players estão fora do jogo e o mercado pode estar muito volátil.

Até aqui entendemos que nosso stop não deve ser ser fixo por que o mercado não funciona desta forma. Então a melhor alternativa para não sermos estopados é através de adaptação espontânea ao comportamento do mercado.

Por certo, isto exigem muita prática no simulador e replay de mercado. O ISE está no NEXTPOINTS e você pode obter aqui.

Estrutura de mercado

Quando falo em estrutura de mercado, estou fazendo analogia à construção de um edifício com pisos e tetos. No mercado financeiro, quem define os pisos e tetos são os grandes jogadores, os “big players”. São milhares de negócios ocorrendo em fração de segundos e aparentemente se torna impossível ao olho humano acompanhar o book de ofertas e o histórico de negócios. Contudo, toda este volume de negociações acaba por definir a quantidade de andares do nosso edifício e cada andar fica registrado na memória de mercado. Acho que assim ficou mais fácil de entender.

Estes pisos e topos de cada andar são os que conhecemos por suportes e resistências, respectivamente, mas por algum motivo você resolve subir ou descer de elevador e acaba rompendo estes níveis, criando outro nível de suporte e resistência. Estes são pontos técnicos para operar, porque são revisitados continuamente. São regiões onde grandes players e institucionais estiveram posicionados. De outra forma, são zonas de liquidez e rejeição que acabam por formar pontos de suporte e resistência.

Anteriormente, comentei que precisamos conhecer o tamanho do risco, ou seja, o stop, bem como saber se o mercado está diferente do habitual. Agora, estou falando de pontos técnicos que irão nos garantir as melhores entradas. Você deve estar se perguntando como juntar esta salada? Simples, operar sobre pontos técnicos, na maioria das vezes, nos evitam entradas fora de frequência. Entradas ruins drasticamente reduzem o tamanho original do seu stop e por consequência você é estopado. Além disto, os pontos técnicos elevam nossa auto estima evitando tomarmos decisões aleatórias com base no achismo.

Por tudo que foi discutido acima, eu criei o NEXTPOINTS, uma ferramenta auxiliar com diversas funcionalidades, entre elas os pontos técnicos (baseados na memória do dólar e cálculos automatizados) e a ferramenta ISE. A junção ISE + pontos técnicos lhe permite operar pontos importantes com tamanho do risco definido.

Acredite, eles revisitam estes pontos e daí a importância. Os objetivos são muitos, podendo ser estoque de reservas ou reduzir prejuízos, entre outros. Muito embora, pareça ficar mais fácil, entenda que o NEXTPOINTS é uma ferramenta subjetiva e não auto explicativa, daí a necessidade do treinamento do olho sobre os pontos técnicos.

CONCLUSÃO

A fim de concluirmos, é importante estar treinando a leitura de memória de mercado + ISE com a leitura de fluxo nas plataformas. A melhor ferramenta para isto é o Volume at Price (VAP), mostrado abaixo.

volume at price + nextpoints como ganhar dinheiro no day trade
Volume at Price + NEXTPOINTS facilita a leitura dos pontos técnicos.

O VAP é uma ferramenta disponível nas principais plataforma de ordens que utiliza o uso do volume para identificar novos pontos de suporte e resistência. Quando estes novos pontos de suporte e resistência se associam com os pontos técnicos, temos então pontos técnicos confirmados, ou seja, foram revisitados e validados. O Volume at Price é para mim a melhor ferramenta scalper disponível nas plataformas de ordens. As demais são obviamente o Times and Trades e o Book de ofertas.

Veja que em momento algum ofertei uma solução miraculosa, mas ofereci uma caminho de dedicação e disciplina. O NEXTPOINTS é uma junção de tudo o que tenho aprendido ao longo dos anos e acredite, não foi fácil concluir. Basicamente, a única forma que conheço de como ganhar dinheiro no day trade e a única que funciona é esta, trades curtos e adaptados ao comportamento do mercado e pontos técnicos com análise de volume. Não esqueça do Book de ofertas e Times and Trade, que representam a intenção e o apetite do mercado, respectivamente.

Sempre que tento reinventar, lembro da frase dita por Jesse Livermore na sua autobiografia “Reminiscences of a Stock Operator”, escrita por Edwin Lefevre em 1923 é tão relevante nos dias de hoje assim como foi naquela época:

Não existe nada de novo no mercado financeiro. Não pode haver porque a especulação é tão antiga quanto as montanhas. O que quer que aconteça hoje no mercado financeiro já aconteceu e vai acontecer de novo.

Jesse Livermore

Seja no day trade, seja para iniciantes ou para experientes, o Nextpoints é uma solução “Break-Even” que poderá lhe trazer muito sucesso, desde que baseado no treinamento e estratégia operacional flexível de médio a longo prazo. Tenho a certeza de que você colocando tudo isto em prática estará respondendo aos seus amigos “Como ganhar dinheiro no day trade”.

No canal VIRANDOaPágina você não irá encontra um setups ou um curso milagroso. Existem muitas formas como ganhar dinheiro no day trade, sendo totalmente possível viver de day trade, apenas não tente reinventar a roda.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.