Como operar mini dólar?

Este Manual visa ajudar o assinante do Nextpoints a entender como operar mini dólar e pontos de suporte e resistência no day trade com o Nextpoints.

O Nextpoints é um sistema de suporte às operações de scalping fazendo gerenciamento de risco e não necessariamente no day trade tradicional. O gerenciamento de risco é inovador, sem igual no mercado e construído em Excel VBA.

Há planos para a versão software, mas não há previsão de conclusão ou de lançamento.

O fundamento do Nextpoints é lhe auxiliar oferecendo os melhores pontos de suporte e resistência em sua plataforma de ordens preferida de Tape Reading, mas você também deve considerar questões como o rompimento dos pontos de suporte e resistência. Mas afinal, como operar mini dólar considerando ponto de suporte e resistência, rompimentos e tantas outras questões? Tudo é treinamento e disciplina. Invista no treinamento da análise de preço e volume.

O Nextpoints indica o Profit Chart Pro por questões de usabilidade, mas usuários também podem optar pelo Tryd ou qualquer outra plataforma. Também realizei testes ao lado do Gtrader da Genial Investimentos e obtive bons resultados.

Antes de continuar a leitura, gostaria de parabenizar por escolher o Nextpoints e lhe desejo sucesso na melhor profissão do mundo.

Instalação

O Nextpoints não é gratuito, aliás no mercado financeiro nada é. Você também não comprou o Nextpoints, você apenas adquiriu uma Assinatura de 90, 180 ou 365 dias. Todos os direitos do Nextpoints estão reservados ao Canal Virando a Página. Mas no final, você irá descobrir como nunca pensou antes em como operar mini dólar desta forma.

A página para download do Nextpoints é https://canalvirandoapagina.com.br. No cabeçalho desta página acesse o Link Nextpoints para adquirir sua licença e assim poder realizar o download. Você receberá por e-mail uma senha de instalação e um arquivo com o nome Nextpoints.zip. Descompacte-o para poder iniciar a instalação.

Instalador

O procedimento é necessário apenas para a versão Nextpoints com instalador. Caso tenha feito download da versão sem instalador, siga para o próximo subtítulo.

Após descompactado, o arquivo original Nextpoint.zip pode ser deletado, mas caso prefira guarde-o caso precise reinstalar o original. O arquivo possui um limite de validade ligeiramente acima de sua assinatura.

Na pasta descompactada você irá dar duplo clique no Arquivo Nextpoints.exe (Executável do instalador) e o assistente de instalação irá abrir (Figura 1). Então clique em avançar para continuar.

Manual do nextpoints como operar mini dólar
Figura 1. Assistente de instalação do Nextpoints

Contrato de licença de usuário final

Na tela de contrato de licença de usuário final (Figura 2), leia o conteúdo do contrato deslizando a barra de rolagem até final e clique em “Eu aceito”.

Manual do nextpoints como operar mini dólar
Figura 2. Contrato de usuário final

Senha de instalação

No próximo passo (Figura 3) deverá ser informada uma senha para continuar. A senha é aquela que você recebeu no seu e-mail de confirmação logo após o ato de compra da licença Nextpoints tipo assinatura.

Manual do nextpoints como operar mini dólar
Figura 3. Senha de instalação

Caminho de Instalação e procedimentos finais

O caminho original de instalação (Figura 4) lhe pedirá se pretende instalar o Nextpoints na sua Área de Trabalho, contudo indicamos que você altere o caminho para sua pasta C:…Meus Documentos ou C:…Documents (Figura 5). Para realizar a modificação clique em no ícone de texto “Procurar” e efetua a modificação da pasta de instalação, como ilustrado nas figuras 5 e 6.

Manual do nextpoints como operar mini dólar
Figura 4. Caminho de instalação padrão
Manual do nextpoints como operar mini dólar
Figura 5. Modificação do caminho de instalação
Manual do nextpoints como operar mini dólar
Figura 6. Salvando na pasta C:…Documents

As demais telas são opcionais. Recomendamos que aceite que o Instalador crie uma Atalho na sua Área de Trabalho. Prossiga avançando até a última tela e clique em “Terminar”.

Acesso ao Nextpoints

Na primeira vez que abrir o Nextpoints, o Excel irá lhe avisar que as macros foram desabilitadas (Figura 7). Clique em “Habilitar Conteúdo” para habilitar todas as funcionalidades e garantir o bom funcionamento do Nextpoints. Caso esteja usando a versão Excel EXE desconsidere este passo. Caso contrário, se preferir não habilitar o conteúdo, simplesmente o Nextpoints não irá carregar todas as funcionalidades e todos os módulos que dependem das Macros perderão suas funcionalidades, basicamente tudo.

Manual do nextpoints como operar mini dólar
Figura 7. Obrigatório ativar as macros do Excel, conforme contrato do usuário final.

Senhas de acesso

SENHAS DE ACESSO

Para acessar o Nextpoints, siga os passos listados conforme o procedimento abaixo:

1º PASSO – PRIMEIRO ACESSO:

Abra o Nextpoints e no primeiro acesso, digite o seu Login e Senha, que você recebeu junto com seu pedido

Login:#+6 dígitos

Senha: 5 dígitos

2º PASSO – SEGUNDO ACESSO:

No segundo acesso, o login e senha do primeiro acesso não serão mais válidos. O login e senha permanentes serão únicos e pessoais, conforme segue:

Login:”#”+”6 primeiros dígitos do seu CPF”

Senha:”5 últimos dígitos do seu CPF”

Abaixo segue exemplo para o CPF: 854.469.298-29

Login:#854469

Senha:29829

Conhecendo o Nextpoints

Barra de ferramentas

No Nextpoints a barra de ferramentas consiste do botão “Salvar” e das guias NTrade, cotações, GRSG e Suporte.

Manual do nextpoints como operar mini dólar

Salvar

No Nextpoints, a barra de ferramentas padrão do Excel é desativada por completo. Use o botão “Salvar” para salvar seus dados, inclusive quando estiver inserindo pontos no Day Trade que quiser levar para o dia seguinte. Caso esqueça de salvar, sempre que fechar o Nextpoints ele irá salvar todos seus dados automaticamente.

Quando o Nextpoints estiver aberto, feche todas as demais janelas do Excel, pois o Nextpoints tende a controlar todas as principais feições do Excel enquanto aberto.

NTrade

A guia NTrade é a escala de profundidade vertical do preço compiladas com os melhores pontos de trade baseados na memória de 70 dias úteis de mercado.

ntrade manual do Nextpoints como operar mini dólar nextpoints canal virando a página

A saber de como operar mini dólar no scalping trade, no Nextpoints a análise do preço é realizado no NTrade, uma escala de profundidade do preço. Basicamente, a função é lhe entregar a memória do dólar e os melhores pontos de entrada no mini dólar sendo o básico de como operar mini dólar com o Nextpoints.

Marcações

Abreviaturas

  • PPI/PPS: indicam fundo e topo, respectivamente das linhas do pivô central.
  • RI/RS: indicam fundo e topo, respectivamente das linhas de resistência.
  • SI/SS: indicam fundo e topo, respectivamente das linhas de suporte.
  • CTR: Indicam os pontos de maior negociação de dias anteriores.
  • VWAPS: indica a posição da VWAP Semanal.
  • VWAPM: indica a posição da VWAP Mensal.
  • AJUSTE: indica a marcação do ajuste do dia.
  • AJU: indica marcações de ajustes anteriores.
  • ABE HJ: indica a marcação da abertura do dia.
  • ABE: indica a marcação da abertura de dias anteriores.
  • FEC: indica a marcação do fechamento de dias anteriores.
  • MAX: indica a marcação da máxima de dias anteriores.
  • MIN: indica a marcação da mínima de dias anteriores.

Outras funcionalidades

  • D-“Número” indica o número de dias anteriores.
  • HJ indica dia do trade.
  • “Número” D indica o período de dias passados. Por exemplo MAX21D é o topo referente ao período de 21 dias.

Você não realiza nenhuma ordem no Nextpoints. Para realizar ordens você precisa de uma plataforma de ordens trabalhando ao lado com o Nextpoints, como o Profit Chart Pro ou Tryd com as ferramentas SuperDOM e Volume At Price. A figura 29 ilustra um exemplo clássico do Nextpoints (na versão de desenvolvimento) oferecendo pontos de trade para o SuperDOM de sua plataforma de ordens.

O Nextpoints não lhe oferece apenas pontos de trade. Com o tempo e treinamento irá entender que é algo muito maior, como operar mini dólar com confiança e atitude, que são essenciais para o trader. 

Para começar a aprender, assista o vídeo PONTOS DE ENTRADA NO MINI DÓLAR (Abaixo). 

# Vídeo 1 – Análise de preço e volume pontos de entrada no mini dólar

Cotações (Em construção)

Manual do Nextpoints como operar mini dólar cotações

Gerenciamento de Risco Day Trade (GRSG)

Manual do Nextpoints como operar mini dólar gerenciamento de risco day trade

Como operar mini dólar é uma atividade de risco e toda operação oferece tanto riscos como oportunidades, nós desenvolvemos o módulo de Gerenciamento de Risco Day Trade para o Nextpoints, denominado como Stop da Ganância ou GRSG, qual consiste dos módulos “Configuração”, “Dashboard”, “Planilha do Trader” e “Tabela IEPD”.

Assista o vídeo GERENCIAMENTO DE RISCO ODAY TRADE e aprenda como Como Operar Mini Dólar e Controlar Suas Operações Diárias.

# Vídeo 2 – Como fazer gerenciamento de Risco Day Trade

Configurações

Um dia você descobrirá a importância desta aba e saberá que não há como operar mini dólar sem realizar esta etapa. Na Tela de configuração do GRSG, o trader deverá informar a data inicial, o capital inicial, a margem que aceita perder ao dia (MPD), o quanto pretende capitalizar ao dia (MTD) e o objetivo do nível.

Manual do Nextpoints como operar mini dólar gerenciamento de risco day trade 2
  • Data inicial: A data inicial não deverá ser digitada, mas selecionada dentro de alguma aceita pelo GRSG.
  • Capital inicial: O capital inicial poderá ser qualquer valor igual ou superior a R$ 100,00.
  • Margem de Perda Diária (MPD): A margem de perda ao dia deverá ser de 5%, 10%, 15% ou 20%. O GRSG não aceita valores diferentes por considerar que margens superiores significam o risco de falência para o trader.
  • Meta de Trade Diário (MTD): Significa quanto você pretende capitalizar ao dia.
  • Objetivo: Como operar mini dólar sem definir um objetivo. Aqui você define isto. O objetivo do nível deverá ser definido entre intervalos de R$ 100.00,00 até R$ 1.000.000,00. Desta forma existem 10 níveis. Por exemplo se tiver qualquer valor baixo de R$ 100.000,00 escolha o objetivo de 100.000,00. Apenas opte pelo nível acima se você já alcançou o topo do nível inferior. Se você possuir acima de R$ 1.000.000,00 você já está no nível 10 e é um milionário. Acima de 1 milhão de reais é tudo muito fácil.

Planilha do Trader

Planilha trader é onde o trader insere todos seus ganhos e perdas diariamente. Isto exige disciplina e o trader deve seguir à risca. Anote todas as suas operações e não manipule os dados. Aos poucos, você descobrirá a importância de como operar mini dólar com disciplina e organização. Em Planilha do Trader, clique no ícone “Atualizar” sempre que cadastrar novos dados diários.

Manual do Nextpoints planilha do trader como operar mini dólar gerenciamento de risco day trade

Tabela IEPD

A tabela IEPD consiste de uma tabela gerada automaticamente através dos dados inseridos no painel configurações, como PMD, MTD e nível. Ela diferencia-se da Planilha do Trader basicamente por considerar o capital inicial mínimo de R$ 2.000,00. O IEPD que o trader recebe no seu Dashboard é o comparativo entre os ganhos reais do trader e os ganhos de crescimento exponencial e constantes da Tabela IEPD. Na guia Tabela IEPD, clique no ícone atualizar sempre que modificar a guia Configurações.

Dashboard

Na Dashboard o trader consegue visualizar os principais indicadores. Por exemplo, se mantém uma boa taxa de assertividade e o número médio de operações diárias, mas também monitora sua performance IEPD e gerencia a quantidade de contratos que ele tem condições de operar.

Indicadores

Planilha do Trader

Planilha trader é onde o trader insere todos seus ganhos e perdas diariamente. Isto exige disciplina e o trader deve seguir à risca. Anote todas as suas operações e não manipule os dados. Aos poucos, você descobrirá a importância de como operar mini dólar com disciplina e organização. Em Planilha do Trader, clique no ícone “Atualizar” sempre que cadastrar novos dados diários.

como operar mini dólar nextpoints canal virando a página hr (3)
Figura 8. Dashboard de indicadores técnicos

Filtragem de dados (Modo Replay)

O módulo “Filtrar dados” está disponível apenas no modo replay. Ele tem a função de filtrar os dados necessários para compilar as escalas verticais de preços.

  • Data inicial: Escolha uma data permitida pelo sistema.
  • Data final: Escolha a data do dia do trade desejado.
  • Quantidade: A quantidade deve ser sempre igual a 71. Você conseguirá este valor manipulando as entradas de data inicial e final que são a soma dos dias envolvidos.
  • Status: Se o Status estiver indicando “HÁ ERRO”, significa que a Quantidade de dias de mercado é inferior ou superior a 71 e as escalas de profundidade serão compiladas erroneamente. Certifique-se de que o Status esteja “TUDO OK” antes de partir para o trade.

Após a filtragem, o Nextpoints utiliza os módulos “Brain” para compilar e tomar a decisão dos valores no sistema de escala de profundidade. São dois cérebros divergentes, como par ou ímpar.

Atualização automática

Os dados de memória do dólar são atualizados diariamente de forma automática. A cada 1 minuto o Nextpoints verifica se você está com os dados mais recentes.

Breves comentários

Na minha experiência de como operar mini dólar, se ganhei o direito a trabalhar com 2 contratos, ao invés de utilizar ordens de 2 contratos, prefiro distribuir os 2 contratos em uma região limitada e próxima dos meus pontos de interesse. Acredito que esta é a melhor opção, ao invés de realizar ordens diretas de 2 contratos.

Outro exemplo, se você pode operar até 6 contratos, opte por distribuir os 6 contratos dentro da região em 3 partes iguais. Isto é, distribuir contratos para a frente e nunca para trás. Operar contratos para trás se chama fazer preço médio pra trás, significa que você está perdendo e com o Nextpoints é suicídio, pois ele não foi projetado para esta forma de operação.

A taxa de assertividade deve ser mantida alta, mas uma taxa de assertividade alta não significa necessariamente que você está tendo lucro. Você tem que controlar seu payoff, ou taxa de risco/retorno. Por exemplo, se você opera sem Stop Loss e em apenas uma operação perde muito, você pode continuar no prejuízo, mesmo que todas as demais operações sejam assertivas. Por isto, nunca opere sem Stop Loss e prefira Stop Loss Curto (máximo de 2 ou 3, estourando 3 ou 4 pontos), perdendo pouco com a possibilidade de recuperação nos próximos trades.

O número de operações diárias é bastante relativo. Algumas vezes você pode ganhar o dia com apenas uma única operação, se este for o caso e cumpriu a meta, a melhor coisa a fazer é pegar o lucro e continuar apenas no dia seguinte.

Da mesma forma, se perdeu toda sua margem de direito, pouco adiantará fazer 20 ou 30 operações porque o dia não está do seu lado. Refresque a cabeça e continue no próximo dia.

O indicador Nível 1 significa que você está na posição inferior da escada de 1 milhão. O caminho é longo.
O indicador IEPD 2,72 igualmente significa que você está apenas começando, mas pelo menos já possui um IEPD, visto que somente recebe um IEPD quem capitaliza R$ 2.000,00 ou inicia com este valor.

Sinceramente, se você iniciar com um capital de 500,00 e alcançar um IEPD de 2,72, pode ser muito mais gratificante do que comprar o passe com R$ 2.000,00. Da mesma forma, se você iniciar com R$ 2.000,00, seu IEPD vai alterar apenas quando seu potencial começar a crescer.

O número de contratos pode ser fundamental neste crescimento. Por exemplo, quando seu número de contratos estabilizar, você perceberá que seu IEPD irá começar a crescer exponencialmente, significando que você está no caminho da glória.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Não existem, pois o mercado muda o tempo todo e seu setup teria de ser calibrado todo instante. O Nextpoints lhe indica este caminho diferenciado, baseado em estratégia de leitura de memória do preço considerando a validação pelo volume em tape reading.

Um conselho, antes de enviar ordens você deve se perguntar SE estão comprando ou vendendo? SE há condições para rompimento dos pontos? Onde entrar SE há muitos pontos oferecidos na tela? Por outro lado, SE há poucos pontos, o que fazer? Tudo é uma condição do “SE” alguma condição oferece oportunidade.

Não há como operar desta forma. Este é o grande erro dos traders iniciantes em tape reading, quererem achar que é chegar no mercado e operar sem ter resolvido isto antes. A sua melhor chance no final do dia é conseguir uma taxa de acerto de 50%, em outras palavras, prejuízo na certa. Contudo, com técnica e visão de mercado suas chances aumentam e você pode elevar suas chances acima de 70%. Ademais, sempre que se perguntar como operar mini dólar, entenda dois indicadores, taxa e acerto e payoff ou taxa de risco-retorno.

Como operar mini dólar com técnica e visão de força de mercado são essenciais, você deve considerar priorizar as ferramentas essenciais, como o book de ofertas, o times and trades e principalmente, o indubitável volume at price. Eu mesmo, quando estava pensando em como operar mini dólar, acabei por me envolver com o uso excessivo de indicadores que somente me prejudicaram. Por isto, hoje apenas considero as ferramentas elementares na tela principal. Ademais nunca copie a tela operacional de alguém, cria a sua e vá experimentando!

É totalmente possível, mas deixe lhe dizer uma coisa. No mercado financeiro tudo é um indicador. A questão é quais indicadores? Atrasados? Portanto, a pergunta correta seria, quais indicadores devo usar? E você precisa de bons indicadores. Como já citei anteriormente, o Volume At Price (VAP) é indubitável para identificar pontos de suporte e resistência, bem como o Volume Profile para detectar pontos de controle. Você também pode utilizar indicador de tendência e uma média móvel, qual sugiro a de 200. Somente com Tape Reading é quase impossível operar, mas o Nextpoints complementa a qualidade da informação pois te permite manter o foco no preço.

Difícil hem! Infelizmente, apenas na prática muitos traders descobrem como operar mini dólar sem a metodologia correta é uma furada. Defina uma urgente. Claro, gostaríamos que esteja pensando na metodologia com o Nextpoints.

Então tá, o Nextpoints foi projetado pensando nos trades rápidos, acima de 10 ordens e stop loss curtos de 2, 3 estourando 4 pontos. Utilizar o Nextpoints sem stop loss é uma péssima ideia. Isto porque no conceito de memória de mercado é preciso entrar aceitando que irá perder para só assim recuperar com base na sua assertividade.

Finalmente, jamais conte com a sorte. No mercado financeiro ela não existe. O mercado é meritocrático. Treine muito com o Nextpoints, afinal ele também pode ser preparado para replay de mercado. Para isto utilize o Nextpoints Replay ao invés do Nextpoints CRES. Ambos estão no mesmo pacote, embora arquivos distintos.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *