|

É possível viver de day trade?

É possível viver de day trade?

Se é possível viver de day trade, porque tantos falham? Esta é uma pergunta que pretendo responder adequadamente ao longo deste post.

Antes de tudo, você já deve ter ouvido falar de break-even point ou ponto de equilíbrio operacional? Em uma empresa, o ponto de equilíbrio é o principal indicador de saúde financeira. É este ponto que a empresas buscam para balancear o lucro e o prejuízo e não ir a falência. O ponto de equilíbrio não é o objetivo deles e sim uma referência, a partir de onde eles projetam obter lucro. O lucro é objetivo.

No day trade, o termo significa a mesma coisa. Para almejarmos lucro, precisamos de uma referência, algo que nos firme num patamar sustentável e diferenciado daqueles 95% de participantes perdedores.

Quando alguém me pergunta se é possível viver de Day trade. Minha resposta é uma pergunta. Quanto você precisa para pagar suas contas? Digamos que você precise de R$ 5.000,00 todos os meses. Então R$ 5.000,00 é sua a referência, ou seu ponto de equilíbrio para fechar o mês empatado.

Mas enquanto para alguns, viver de day trade seja uma referência, para outros, como eu, isto é um objetivo. A questão é que a única forma de alcançar um objetivo sem cruzar o ponto de referência é ganhando na loteria. E caso você tivesse ganho alguns milhões da noite para o dia, provavelmente não estaria lendo este post.

Almejar um objetivo significa querer romper um ponto de equilíbrio de forma natural. O day trade é uma profissão de ambiciosos e ambiciosos desejam riquezas pelo esforço pessoal. Não confunda ambição com ganância.

Eu comecei no day trade em meados de 2018, e de forma totalmente errada, operava sem stop, e quando operava stop eram sempre forçados. Minhas entradas não tinham motivação além da ganância pelo lucro. Um dia resolvi parar porque não aguentava mais perder.

E porque eu fechava todo mês no negativo? Esta resposta não é simples, mas uma das causas foi a ausência de equilíbrio no meu operacional. Naquela época, eu pouco ou nada conhecia sobre isto. Por outro lado, só me restava parar e estudar. Como, minhas grandes perdas ocorreram por ausência de controle de risco, a primeira coisa que fiz foi estudar gestão de risco. Ademais me aprofundei em comportamento e estrutura de mercado.

Foram quase dois anos, mas acabei por desenvolver uma ferramenta, o Nextpoints, uma solução de trade break-even, que uso todos os dias nos meus trades em mini dólar futuro.

Canal Virando a Pagina Nextpoints Day Trade Para Iniciantes w

Descubra o Nextpoints

Simplifique sua leitura de mercado e torne-se consistente!

Hoje, confesso que é possível viver de day trade, desde que tenhamos uma referência de sustentação e um propósito para conseguir rompê-la positivamente. Sinceramente, não vejo outro caminho para acreditar que “é possível viver de day trade“.

Você pode estar se perguntando, como o NEXTPOINTS pode lhe ajudar a romper o ponto de equilíbrio. Basicamente, lhe entregando um operacional enxuto baseado em pontos técnicos com tamanho de stop definidos e isto não é pouco. Abaixo, estarei descrevendo os principais tópicos de interesse.

Estrutura – O DNA do mercado

No day trade em mini dólar futuros, estão ocorrendo milhares de negócios em fração de segundos e aparentemente se torna impossível ao olho humano acompanhar o book de ofertas e o histórico de negócios. Por isto, o primeiro passo é focar no DNA do mercado, ou seja, em preços específicos onde no passado o mercado deixou registrado sua importância na profundidade do preço.

O mercado deixa seu DNA está encravado na profundidade do preço. Embora o preço siga em frente, estas marcações, muitas vezes adormecidas, tornam-se importantes ao serem revisitadas. Isto ocorre todos os dias! São pontos técnicos.

Os motivos são muitos, incluindo o fato de terem havido ali grandes volumes de negociações ou mesmo regiões densamente povoada por jogadores que anseiam reversões no preço para sair com pequenas perdas ou pequenos lucros.

O Nextpoints explora toda esta teoria, mas ele é apenas 50 % da sua leitura. Os outros 50% estão na sua habilidade na leitura de fluxo de mercado.

O Nextpoints compila estas marcações até 70 dias de mercado. São marcações ou os pontos considerados importantes para operar, como pontos de pivô, níveis de suporte e resistência, VWAP semanal e mensal, pontos de controle, bem como, ajustes, abertura, fechamento, máximas e mínimas.

Não realize operações apenas nos dados de memória, valide a importância do preço com as ferramentas Book de Ofertas, Times And Trades e principalmente o Volume At Price. O NEXTPOINTS apenas complementa estas ferramentas que estão na sua plataforma de ordens. Torne-se um mestre do risco e descubra que é possível viver de day trade!

Marcações relevantes

Comportamento de mercado

Eu poderia abordar este tema aqui, mas tenho um post onde gastei algumas horas escrevendo. Então vai lá (Clique aqui), leia e retorne para o próximo tópico.

Gerenciamento de Risco

Você chegou até aqui e precisa de resposta. É possível viver de day trade? Sim, eu já deixei claro que é possível viver de day trade desde que você possua uma mentalidade de trader vencedor, com estratégia, foco e ação. Agora, se você não for ambicioso, organizado e disciplinado, esqueça! A ambição é aquilo que te dá gás ou energia.

Antes de partir para o trade, é essencial ter uma estratégia de gerenciamento de risco day trade definida. Você pode gastar meses estudando formas de gerenciamento de risco e muito do que você encontra na internet não me serviu.

Certamente você já se fez a seguinte pergunta. Com quanto contratos posso operar? Esta é uma velha e retórica pergunta nos canais no YouTube. O Nextpoints GRSG resolve isto para você e o IEPD flexibiliza seus números à medida que você cresce.

Basicamente, a regra do IEPD é quanto maior, maior o esforço para perder dinheiro, ou seja, mais protegido está seu capital diante do riscos de seu operacional no mercado financeiro.

Indicadores relevantes

Tenho desenvolvido diversos indicadores para o Nextpoints, mas se tratando de gestão de risco, o principal é o IEPD ou Índice de Esforço para Perder Dinheiro, pois ele faz a gestão dos seus contratos. Novamente, já tenho um material escrito sobre isto em outro post, clique aqui para ler.

Ademais para bater metas frente aos risco é essencial elevar a taxa de acerto acima de 70% e manter um lucro/retorno acima de 1. Isto exige precisão e agilidade, mas também é um modus operandi equilibrado. Este modus operandi equilibrado é possível através do uso de indicadores de posição e performance que você recebe no Dashboard do Nextpoints.

Basicamente, você define um objetivo e estabelece metas para medir o progresso rumo ao atingimento do objetivo e pronto. Estudo, prática, organização e disciplina são as bases do trader vencedor.

No meu canal do YouTube estou disponibilizando material sobre o NEXTPOINTS, clique aqui para se inscrever no canal e receber minhas atualizações.

Espero que este material lhe sirva positivamente, optando ou não pelo uso do Nextpoints. Um forte abraço, sucesso e ótimos trades.

Similar Posts

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.