O que é gerenciamento de risco day Trade?

Gerenciamento de Risco é algo comum para o grande investidor, mas e no Day Trade? Gerenciamento de risco day trade é muito mais do que definir metas de ganho e de perda, significa determinar estratégias que permitam encontrar o equilíbrio entre as metas a serem batidas e os riscos que elas proporcionam.

Em outras palavras, um bom gerenciamento de risco no day trade permite ao trade entender se sua estratégia operacional lhe permite um planejamento completo e organização suficientes para garantir lucro no grande prazo, seja minimizando prejuízos ou aproveitando os riscos e incertezas.

Embora o risco soe de forma negativa, ele também representa oportunidades de bons ganhos. Por isto, o simples fato de gerenciar o risco possibilita ao trader um tratamento muito mais eficaz as incertezas e os riscos e as oportunidade a ela associadas, promovendo a sustentabilidade do trader (day trade) ou investidor (swing e long trade) a médio e longo prazo.

As 5 + Etapas do Gerenciamento de Risco Day Trade

Não tem como sequer cogitar em operar no mercado sem a compreensão do conceito de gestão de risco. Se você não sabe o que é gerenciamento de risco pare de operar neste exato momento e continue lendo nosso conteúdo.

Todo trader quer seu capital maximizado mas é preciso estabelecer uma estratégia e objetivos claros para alcançar o equilíbrio ideal. Estou falando de suas metas de crescimento e de retorno de capital nas operações e os riscos a elas associados. Em outras palavras, você precisa ter o poder de controlar suas operações.

Desta forma, uma gestão de risco eficaz deve atender 5 princípios ou etapas:

  • Proteção e Equilíbrio;
  • Treinamento e Disciplina;
  • Respeitar as regras do jogo;
  • Oportunidade e flexibilidade.

As 5 + Finalidades do Gerenciamento de Risco Day Trade

  • Alinhar o apetite ao risco com a estratégia adotada – quando o trader alinha sua estratégia ao risco de uma operação, ele está definindo objetivos claros e desenvolvendo mecanismos de gerenciamento de risco.
  • Fortalecer as decisões em resposta aos riscos – um ótimo gerenciamento de risco possibilita a melhor identificação de respostas aos riscos – Como prever, reduzir e aceitar os riscos.
  • Identificar e Reduzir as surpresas e prejuízos operacionais – o trader deve adquirir a capacidade para identificar operações em potencial e estabelecer respostas rápidas a estes, reduzindo surpresas e custos ou prejuízos associados.
  • Aproveitar oportunidades – pelo fato de aceitar a perda ou potencial do risco de entrada na operação, o trader pode se posicionar para aproveitar grandes oportunidades.
  • Otimizar o capital – o entendimento da melhor estratégia com gerenciamento de risco possibilita ao trader o tempo correto da melhor alocação de contratos e proteção, indiretamente otimizando capital.

Como fazer Gerenciamento de Risco Day Trade?

Eu explico isto para o Nextpoints. Eu desenvolvi o Nextpoints inicialmente com foco no suporte aos pontos de entrada no day trade. Mais tarde, percebi que aquilo não era o suficiente, pois eu precisava saber além dos pontos, ou seja, qual o tamanho da mão, por exemplo.

Estudando o conceito básico de gestão de risco empregado por empresas cheguei naquelas 5 etapas e finalidades do gerenciamento de risco day trade. Eu empreguei estes conceitos no Nextpoints, hoje, um conjunto de ferramentas com o propósito de apoiar o desafio dos Scalpers em obter consistência operacional com equilíbrio operacional, ou seja, operações pensadas no risco operacional do mercado financeiro.

Não basta os melhores pontos para comprar e vender, o mercado muda o tempo todo. É necessário gerenciamento de risco day trade e quando falamos em gerenciamento de risco day trade, o módulo GRSG (Gerenciamento de Risco Day Trade Stop da Ganância) é o responsável por manter o Scalper informado de sua posição e performance. Tudo o que o GRSG precisa saber é seu objetivo e como você pretende operar seu capital. Abaixo, seguem os submódulos do GRSG.

  • Configurações: Onde você define como alinhar seu apetite a estratégia adotada. Por exemplo: Qual seu capital para colocar no risco? Nunca jogue com aquilo que não pode perder. Ademais, qual seu objetivo? quanto aceita perder? e quanto quer capitalizar ao dia? Este parâmetros são muito importantes, pois irão definir com quantos contratos você será capaz de operar.
  • Tabela IEPD: Este é um índice criado pelo Canal Virando a Página e você não encontrará em nenhum outro local. Basicamente, ele define seu grau de esforço para perder dinheiro. Assim, quanto maior o seu IEPD, mais protegido está seu capital em relação ao risco de suas operações. O IEPD é gerado automaticamente, portanto não se preocupe, apenas atualize a planilha sempre que modificar seus dados previamente configurados. Importante: Jamais modifique a data de inicio do jogo.
  • Planilha do Trader: Como operar mini dólar e fazer gerenciamento de risco day trade sem anotar todas as suas operações. Bom, isto é impossível, portanto, anote nela todas as suas operações. Isto irá alimentar o sistema de gerenciamento de risco day trade.
  • Dashboard: Fazer gerenciamento de risco day trade sem ter tudo expresso na forma de indicadores técnicos não faria sentido algum. Então, esta é a função do Dashboard, ou seja, resumir toda atividade, o sentimento, o desejo e as frustrações ou vitórias em termos de indicadores técnicos.

Descubra agora o Nextpoints

Torne Seus Trades Simples e Lucrativos com Gerenciamento de Risco Day Trade.

Assista o vídeo abaixo (1h:30 min), onde faço uma ampla discussão destas etapas ou finalidades, bem como, apresento o GRSG (Gerenciamento de Risco Stop da Ganância) disponível no Nextpoints mais dois exemplos de bons trades. O vídeo é longo mas se você é novato ou não, lhe garanto que vale cada pedaço.

Você assistiu o vídeo acima? Conseguiu conectar com as idéias deste material? Eu espero que sim, afinal meu ganho é que este material tenha de alguma forma lhe ajudado a repensar seu gerenciamento de risco e operações scalper.

Por fim, quero lhe pedir para se inscrever e curtir nosso canal no YouTube, bem como, deixe seus comentário tanto aqui como no YouTube, assim você estará me ajudando a produzir mais conteúdo.

Bons Trades!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *