Jargões do mercado financeiro

Jargões do mercado financeiro


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Z


A

B

C

D

Day Trade: Day trading, Day(-) trade ou intraday trading, literalmente, significa comprar e vender um determinado ativo no mesmo dia, cujo objetivo é lucrar com a oscilação do preço no curto prazo. Na categoria do day trading existem diversas estratégias mas basicamente duas se destacam, o scalping trade e o Trend following ou “seguimento de tendência”. Este tipo de de operação que se enquadra no perfil do “especulador“.

E

Especulador: Quem aplica capital financeiro na bolsa com foco na circulação da propriedade ou “giro de capital”. Ele negocia mercadorias a um determinado preço de atacado e repassa a outra a um preço de varejo, lucrando com a diferença entre as duas operações. No Brasil, o termo “especulador” tem, erroneamente, conotação pejorativa, mas a ideia é a mesma de um empreendedor.

F

G

Gap: Termo inglês que significa lacuna, vão ou brecha. No mercado financeiro, um gap ocorre quando há uma faixa de preço sem negociação entre o fechamento do dia anterior e a abertura do dia. O fechamento do gap pode ser de alta ou de baixa.

Gap de baixa: Quando preço de abertura é inferior ao do fechamento deixando uma lacuna de baixa. Dica: O trader pode aproveitar o fechamento do gap para realizar uma operação de venda.

Jargões do mercado financeiro fechamento do gap de baixa

Gap de alta: Quando preço de abertura é superior ao do fechamento deixando uma lacuna de alta. Dica: O trader pode aproveitar o fechamento do gap para realizar uma operação de compra.

Jargões do mercado financeiro fechamento do gap de alta

H

I

Investimento: Aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro. Quem aplica capital na bolsa com visão de investidor tem como premissa ser sócio de boas empresas, que apresentam bons investimentos, lucros consistentes, dívida equilibrada e boa geração de caixa.

J

Jargões do mercado financeiro: O termo “jargões do mercado financeiro” significa uma linguagem pouco compreensível por ser específica de grupos que atuam no segmento do mercado financeiro. O termo jargão te sua origem na palavra francesa “jargon”.

K

L

M

Mercado à vista: O mercado a vista representa as operações de compra e venda de ações aos preços determinados através da oferta e demanda do momento. São negociados ativos patrimoniais, que não se perdem com o tempo. Os principais são as ações das companhias de capital aberto (ex: ações preferenciais da Petrobrás, PETR4) e as cotas de Fundos Imobiliários (ex: cotas do fundo imobiliário Inter Títulos Imobiliários, BICR11).

Mercado futuro: Nesta modalidade são negociados ativos que servem de proteção contra as oscilações de preço de outros tipos de investimento, a maioria deles ligada ao mercado à vista. O preço do contrato futuro será influenciado, por dois fatores: a proximidade da data de vencimento e o preço dele no mercado à vista. Ex: opções, que são contratos negociados no mercado futuro que estipulam condições mais vantajosas para seu titular adquirir ou se desfazer de uma ação. Dólar futuro, que são contratos que protegem o titular das oscilações bruscas na cotação do dólar americano etc.

N

O

P

Preço de Abertura: Preço do primeiro negócio realizado no dia. Normalmente, o preço de abertura é próximo do preço de fechamento do dia anterior. Porém, de um dia para o outro, notícias relevantes, boas ou ruins, podem ser divulgadas fazendo com que o preço de abertura seja largamente diferente do fechamento anterior, deixando um “gap” que poderá ser explorado pelos traders no curto e médio prazo.

Preço de Ajuste: Preço de ajuste diário é um mecanismo de equalização automática da posição de todos os participantes do mercado futuro. Ele é o preço médio dos negócios realizados no período da tarde da bolsa de mercado futuro. No final de cada dia de pregão, a B3 divulga o valor de ajuste, que consiste na diferença diária – positiva ou negativa – que será paga ou recebida pelos investidores. Na prática, o ajuste diário é um mecanismo de proteção do mercado futuro contra possíveis inadimplências.

Price Maker: São players com potencial de influenciar diretamente na formação e no deslocamento do preço. Ele é grande em seu posicionamento, agride o mercado com velocidade e recorrência, consumindo todas as ofertas disponíveis em mais de um nível de preço. Isto porque ele urgência em suas negociações, bem como melhores informações. Ele dita o preço no sentido de deslocar o preço de forma direcional.

Price Taker: São players sem potencial de influenciar no deslocamento do preço, buscando fatias menores nos eventos do mercado.

Q

R

Renda Fixa: São os investimentos onde o investidor tem conhecimento prévio da rentabilidade no momento da aplicação. São exemplos, poupança, tesouro direto, fundos DI, ETFs de renda fixa, CDBs, LCIs, LCAs, COEs e debêntures, etc.

Renda Variável: São investimentos onde o investidor desconhece quanto irá ganhar, podendo a rentabilidade do investimento oscilar para mais ou para menos, enquanto este permanecer em carteira. São exemplos, os investimentos em ativos negociados na Bolsa de Valores.

S

Stop Gain: Ordem definida pelo trader na plataforma de ordens que deverá ser executada quando quando um determinado nível de ganho. Quando o trader está ganhando e deseja prolongar o ganho esta ordem serve para garantir uma posição ganhadora.

Stop Loss: Ordem definida pelo trader na plataforma de ordens que deverá ser executada quando quando um determinado nível de perda é alcançado. Serve como mecanismo de proteção para limitar uma posição perdedora.

T

U

V

X

W

Z

Este conteúdo “Jargões do mercado financeiro” esta sendo disponibilizado pelo Canal VIRANDOaPágina e é protegido pela legislação brasileira de direitos autorais. Não o reproduza em meios de comunicação sem autorização. Fonte original: https://canalvirandoapágina.com.br/