Metajogo o que é?

Metajogo o que é a guerra por trás dos preços, consiste em extrair informações extras, muito além do escopo das ferramentas tradicionais de análise, como o book de ofertas, times and trades e gráficos. Trata-se do jogo atrás do jogo, portanto, quem vislumbra o metajogo está preocupado com quem está tomando decisões no mercado ou operando aquele ativo com informações privilegiadas.

Desta forma, o metajogo está muito além do que você consegue ver nos  pontos superficiais de compra ou venda, de gain ou loss, de suportes e resistências, que aliás são pontos muito importantes. 

Nos ativos de grande liquidez, como índice e dólar, existe uma grande diversidade de grandes players atuando através de bancos, de fundos de investimentos nacionais e internacionais, como também de pessoas físicas, grandes e pequenas. Eles estão atuando, tomando decisões baseadas em “n” motivos, mas que no final o que prevalece é o consenso do preço, ou seja, o fechamento de um negócio, uma troca de contratos entre dois agentes de lados opostos que chegam a um acordo que aquele era o preço que estavam dispostos a pagar.

Quando começamos a entender o que realmente motivou cada um destes participantes a chegarem naquele consenso, começamos a entender que é algo que vai muito além daquilo que nos era relativizado e com isto busca-se uma projeção diferenciada daquela baseada no emocional.

Mas daí você pode estar se perguntando, qual o papel dos robôs? Os robôs, apenas buscam liquidez, baseados em algoritmos programados por alguém com crenças e dores, como você. Portanto, robôs nada mais são do que uma tradução do medo, da esperança e expectativas que o programador carrega para o ativo do mercado. Afinal, toda vez que realizamos uma entrada, temos a expectativa que ela ande a nosso favor. Por outro lado, nunca temos a certeza para qual lado o mercado vai, por isso devemos reforçar a necessidade de sempre operar com stop e gerenciamento de riscos (assistir vídeo abaixo).

Vídeo sobre Gerenciamento de Risco no Day Trade

Retornando a questão, metajogo, qual a importância de realmente entender o que motiva o preço? Penso que nos cabe realmente entender que o mercado é gigantesco com uma infinidade de informações, sejam elas de relatórios fundamentalistas, de fatos econômicos relevantes, de insider trading, que embora criminoso é uma realidade absoluta e tudo isto será refletido na formação dos preços. 

Afinal, onde pretendo chegar? Dificilmente, eu ou você como pessoas físicas teremos a oportunidade para superar ou mesmo tempo hábil para trilharmos o mesmo caminho de times inteiros de analistas especializados naquele seu ativo. Então, não cabe sua preocupação com o que as grandes empresas, bancos e fundos estão fazendo, ou como está o mercado. Passe a se preocupar com aquilo que você tem, o que o mercado te dá, como memória de mercado, volume e preço. Procure entender aquele sentimento que te move a entrar na compra ou na venda. Assim, você vai estar reduzindo seu desgaste e ansiedade porque vai passar a lidar com as ferramentas e variáveis que o mercado mostra a todos.

Qual sua lógica no mercado?

Pare para pensar qual seu papel no mercado. Nós pequenos players, temos que entender que quando percebemos um bom ponto de entrada, como aquela marcação de topo, aquilo está nos dizendo alguma coisa, que foi o máximo que alguém esteve disposto a pagar e o mínimo que alguém esteve disposto a vender naquele topo e, daí que temos uma reversão ou ponto de resistência. Isto porque em algum momento no passado o preço traduziu a esperança do preço subir, se esgotou e o medo dele cair prevaleceu com a reversão.

Então, como base em tudo que foi abordado, sobre metajogo, de expectativa, de esperança, e de medo eu não me preocupo em saber o que aquele grande player está fazendo ou  oque está motivando os grandes participantes.

Nesta lógica, utilizo e recomendo a tela cega (ver vídeo abaixo) ,em focar em extrair ao máximo somente o que mercado lhe proporciona, que é a marcação de pontos, volume e preço.

Série Análise de Preço e Volume: Pontos de entrada no Mini Dólar

Esteja focado e treinando as ferramentas básicas de Tape Reading, como Book de Ofertas, Times and Trades e Volume At Price, e ainda em outras ferramentas, como a análise de memória de mercado do Nextpoints. Uma vez que consiga carregar isso para seu operacional você estará finalmente entendendo as oscilações do preço e tomando decisões que justifiquem seu salto de performance, sem estar preocupado com aquilo que está fora do seu alcance.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *