Quem Somos

Quem Somos

O Canal Virando a Página foi criado por Flavio Oliveira, um pesquisador na área de ciências exatas, trader profissional, desenvolvedor e criador do Nextpoints cujo slogan é “Torne Seus Trades Simples” e do Índice de Esforço para Perder Dinheiro (IEPD). Ele iniciou sua atividade de trader em mini dólar no ano de 2018 e nunca operou outro ativo no intraday. De lá para cá perdeu tudo na corretora, insistiu diversas vezes até que resolveu parar e desenvolver algo que torna-se dizer que é possível viver da day trade.

Não pense que foi fácil. Num mercado caótico, ele passou a acreditar ser impossível viver de day trade. Suas entradas eram movidas por sentimentos de ganância ou de medo. Embora, quase todos os dias, estivesse em frente ao computador, levou algum tempo para entender que por trás daquele viés caótico existia ordem e grandes oportunidades.

Neste tempo descobriu duas coisas, a primeira é a manipulação do jogo. Os grandes players manipulam pois eles sabem que os especuladores e os investidores são movidos pelo sentimento da ganância pelo ganho e do medo pela perda. A segunda é a meritocracia, não pense em querer driblar o mercado.

Então como vencer no day trade? A resposta foi organizar a bagunça fazendo o que traders icônicos faziam há mais de um século. Tudo muito lógico e ao mesmo tempo mágico. Isto, podemos chamar de adaptação espontânea a toda e qualquer circunstância imprevisível.

Fácil não é e sem dúvidas requer muita disciplina. Foi necessário uma rotina mental escrita, em outras palavras “saber o que se quer”. A célebre frase de Warren Buffet,

No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais claro que o para-brisa.
Warren Edward Buffet

… tornou seu arcabouço. A grande verdade é … você não faz a menor ideia para onde o mercado está indo, mas sabe de onde ele vêm e isto parece ser muito simples. Mas o simples somente é visto quando surge.

A princípio o mercado lhe entrega duas variáveis, preço e volume. Mas existe uma terceira variável, mais abstrata, contudo visualizável. É a posição dos jogadores que forma o alicerce, tal como o layout de um edifício. Afinal o mercado é formado por jogadores insaciáveis, seja em suas posições de força ou de fragilidade. Estas posições são formadas no curto, médio e longo prazo e cabe a nós saber retirar proveito destas posições.

O objetivo foi criar uma lógica simplificada que consistisse em criar gatilhos mentais entre a mensagem do preço, o interesse e apetite do mercado. Assim, ele não está focado nas notícias, mas no layout do edifício. Entenda isto como distribuição do volume na profundidade do preço.

Foi necessário muito tempo de estudo e desenvolvimento, mas ele acabou por criar um conjunto de ferramentas que lhe permitiu operar de forma simples, reagindo as expectativas do mercado e fazendo proteção do capital as instabilidades. Aprendeu a pensar duas vezes mais rápido do que clica, e diz que por vezes sequer percebe.

O Nextpoints é o resultado de muitas ideias libertadoras e continuará sendo melhorado todos os dias pelo Canal Virando a Página. Sua estratégia está montada com o mindset alinhado a gestão de risco. E a sua?