Quem Sou

Quem Sou

Olá, sou Flavio Oliveira, criador do Canal Virando a Página e desenvolvedor do Nextpoints, uma solução de trade Break-Even. Adicionalmente, sou um pesquisador doutor na área de ciências exatas e trader profissional. Iniciei minha atividade de trader em mini dólar no ano de 2018 e nunca operei outro ativo no intraday. De lá para cá perdi quase tudo na corretora diversas vezes. Foi então que resolvi parar para desenvolver uma ferramenta de apoio, o NEXTPOINTS, no qual eu pudesse dizer que é possível viver da day trade.

O desenvolvimento do NEXTPOINTS tem me mantido ocupado nos último dois anos e não pense que foi fácil. Num mercado caótico, cheguei a pensar ser impossível viver de day trade. Minhas entradas eram movidas por sentimentos de ganância ou de medo. Embora, quase todos os dias, estivesse em frente ao computador, levei algum tempo para entender que por trás daquele viés caótico existia ordem e grandes oportunidades.

Obviamente, tive dois ou três mentores, os quais acompanho sempre que possível nos canais do YouTube. Neste tempo descobri duas coisas, a primeira é a manipulação do jogo. Os grandes players manipulam pois eles sabem que os especuladores e os investidores são movidos pelo sentimento da ganância pelo ganho e do medo pela perda. A segunda é a meritocracia, não pense em querer driblar o mercado.

Então como vencer no day trade? A resposta foi organizar a bagunça fazendo o que traders icônicos faziam há mais de um século. Tudo muito lógico e ao mesmo tempo mágico. Isto, podemos chamar de adaptação espontânea a toda e qualquer circunstância imprevisível.

Fácil não é e sem dúvidas requer muita disciplina. Foi necessário uma rotina mental escrita, em outras palavras “saber o que se quer”. A célebre frase de Warren Buffet,

No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais claro que o para-brisa.
Warren Edward Buffet

… se tornou meu arcabouço. A grande verdade é … você não faz a menor ideia para onde o mercado está indo, mas sabe de onde ele vêm e isto parece ser muito simples. Mas o simples somente é visto quando surge.

A princípio o mercado lhe entrega duas variáveis, preço e volume. Mas existe uma terceira variável, mais abstrata, contudo visualizável. É a posição dos jogadores que formam o alicerce, tal como o layout de um edifício. Afinal o mercado é formado por jogadores insaciáveis, seja em suas posições de força ou de fragilidade. Estas posições são formadas no curto, médio e longo prazo e cabe a nós saber retirar proveito destas posições no intraday.

O objetivo foi criar uma lógica simplificada que consistisse em criar gatilhos mentais entre a mensagem do preço, o interesse e apetite do mercado. Assim, estou principalmente focado no layout do preço. Entenda isto como estrutura do volume por preço na profundidade do preço.

Foi necessário muito tempo de estudo e desenvolvimento, mas acabei por criar o NEXTPOINS, uma conjunto de ferramentas que me permitiu operar de forma simples, reagindo as expectativas do mercado e fazendo proteção do capital as instabilidades. Aprendi a pensar duas vezes mais rápido do que clico.

O Nextpoints é o resultado de minhas lições nas derrotas e continuará sendo melhorado todos os dias pelo Canal Virando a Página. Minha estratégia está montada com o mindset alinhado a gestão de risco. E a sua?