Viver De Day Trade É Impossível?

Será que Viver de day trade é impossível? Foi em meados de 2017, mergulhado em terríveis problemas financeiros que iniciei a busca por algo novo, além do meu emprego normal de 8 horas. Embora eu tivesse um emprego normal, não cobria todos meus custo e realmente tentei de tudo, inclusive contrai dívidas que ainda estou pagando.

De tudo mesmo, havia tentado desde o dropshipping até espetinhos pelo ifood. Já em 2018 começaram a bombar vídeos no YouTube sobre “Como enriquecer na bolsa de valores”. Quem não gostaria de enriquecer na bolsa de valores?

Obviamente, motivado pela ganancia do lucro rápido na bolsa de valores resolvi assistir o máximo possível de vídeos, mas admito, até hoje não paguei por um único curso. Não estou dizendo que você não deva fazer um curso, pois tudo depende do seu tempo disponível e claro, da sua capacidade de aprender e de criar atalhos mentais. Atalho mental faz parte da minha técnica que desenvolvi as custas de muito treinamento, mas falaremos disto mais tarde.

Sempre gostei de operar Tape Reading, mas até janeiro de 2021 ainda haviam muitos elementos gráficos e indicadores na minha tela. Para complicar a situação, operava sem stop loss e foi ai que perdi todo meu financeiro. Resolvi que devia parar porque havia chegado a conclusão de que viver de day trade é impossível. Mero engano, foi neste ponto que resolvi mudar tudo e comecei a fazer uma auto avaliação de tudo que deu certo ou errado.

A virada do jogo

Para inicio de conversa, ninguém está errado quando diz que o mercado financeiro é 80% emocional e 20% técnica. Ocorre que este 80% emocional está relacionado ao seu processo de tomada de decisão e não ao que faz o mercado se movimentar ou travar. Imagine você, se os grandes bancos e instituições começassem a enviar ordens com base nas suas próprias expectativas ao invés da expectativa do mercado.

Eu demorei muito para entender isto, porque grande parte dos YouTuber’s lhe ensinam a operar com base na sua expectativa. Quer um exemplo, os grafistas te dizem, “pessoal compre ao formar um “tourinho” ou venda ao formar um ursinho. Ao fazer isto você está sendo um completo e solitário “tolinho” no mercado. E eu era, perdi muito por deixar poluírem minha mente desta forma.

Agora uma notícia, viver de day trade é impossível se você continuar seguindo suas expectativas gráficas com indicadores emocionais. Basicamente, porque o mercado não segue uma projeção linear, ou seja, ele é caótico. Seria por exemplo seguir a projeção linear do tourinho ou do ursinho. Mesmo assim, se você realmente gosta de gráficos, indico o uso do Price Action puro.

Grande parte dos trader’s querem lucrar com movimentos de tendência, mas o fazem com sucesso em pouquíssimas vezes. Tenho um vídeo (abaixo) onde mostro que você até poder lucrar operando com payoff alto e taxa de acerto de apenas 15%. Isto é quase uma roleta russa e você jamais será um vencedor.

Anotem os dois próximos parágrafos, pois farão sentido para o resto de suas vidas.

No mercado caótico, a única forma de ganhar é sua adaptação espontânea as novas e imprevisíveis circunstancias do mercado, que surgem a todo momento. A grande verdade … você não faz a menor ideia para onde o mercado está indo, mas sabe de onde ele vêm. Lembro todos os dias da célebre frase de Warren Buffet:

No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais claro que o para-brisa. – Warren Edward Buffett

A mensagem de Warren Buffett indica que viver de day trade é impossível para quem não vê o simples. Óbviamente, nós day trader’s não somos investidores, mas isto não importa. Na teoria do caos, um simples sorriso pode mudar todo seu destino. Talvez a melhor definição do simples seja o próprio caos, você só sabe quando o vê, mas não consegue defini-lo e nem como chegar até ele.

O simples é como um estalo, simplesmente surge. Comecei a tornar as coisas simples com base nas grandes ideias e pensamentos e você pode fazer o mesmo. Por exemplo, nas palavras de Steve Jobs:

O simples pode ser mais difícil que o complexo: você precisa trabalhar muito para fazer com que sua mente esteja limpa o suficiente para tornar as coisas simples. Mas vale a pena no final, porque uma vez que chega lá, você pode mover montanhas. – Steve Jobs

Então passei a perseguir o simples no mercado e percebi que poderia chegar a ele observando de onde ele vem. Mas para onde ele vai? Não sei lhe responder, mas mitigo realizando conexões entre o interesse no preço e o apetite do mercado. Ou seja, não há garantias para onde o preço vai. Justamente para controlar esta natureza imprevisível é que devemos prezar por operar curto promovendo uma espécie de adaptação espontânea.

Após muito estudo e desenvolvimento, acabei por criar um conjunto de ferramentas (Clique aqui para conhecer) que me permitissem operar simples reagindo as expectativas do mercado e fazendo proteção do capital as instabilidades. Penso sempre duas vezes mais rápido do que clico, por vezes nem percebo. O Nextpoints nasceu de todas estas idéias, mas continua sendo melhorado todos os dias.

O meu método

Você já reparou que na maioria das vezes sempre buscamos complicar o simples. Mas isto é porque nos ensinaram que o inteligente faz o difícil. Difícil mesmo é conseguir fazer algo simples.

No meu operacional introduzi os conceitos de atalhos mentais e tela cega. Isto significa associar rapidamente a leitura de memória do preço com conexões entre o interesse e o real apetite do mercado. Isto sempre deve ser feito do micro para o macro movimento, ou seja do 5 minutos para o diário.

A estratégia está montada, mas ainda meu mindset deve estar alinhado ao gerenciamento de risco.

Onde mantenho o foco

30%

Memória do preço

30%

Análise de fluxo

30%

Stop Técnico

10%

Alongamento do gain

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *